Para acertar no churrasco de carneiro é preciso ter cuidado com todas as etapas, que vão desde a seleção do corte até a escolha dos temperos.
Além disso, é preciso escolher os acompanhamentos corretos, que façam sentido com os sabores proporcionados pelo carneiro e, dessa forma, ajudem a potencializar o sabor da carne.
Entretanto, muitas pessoas sentem dúvidas sobre como prosseguir com os passos necessários para fazer um bom churrasco de carneiro. Pensando nisso, a CIMO separou algumas dicas fundamentais para você fazer um churrasco perfeito de carneiro!
Vem conosco.
Como selecionar a carne de carneiro para churrasco?
A seleção do corte do carneiro é o primeiro ponto justamente por ser na escolha do pedaço que se iniciam todos os cuidados para realizar o churrasco da melhor forma possível.
Opte pelas que possuem um vermelho-rosada, que além de revelar a qualidade da carne, também permite que você tenha uma estimativa da idade do carneiro.
Quando se trata das características visuais da carne, verificar o marmoreio também é bastante interessante. Basicamente, esse termo diz respeito à gordura intramuscular que fica presente nos cortes da peça, conferindo bastante suculência conforme há o aumento da temperatura da carne.
Quais os principais cortes de carneiro para churrasco?
Olha só quais são os queridinhos do churrasco:
-
Pernil com osso: um dos principais devido ao seu sabor natural e diferenciado, sendo uma escolha excelente para diferentes churrascos.
-
Paleta de cordeiro com osso: apesar de levar bastante tempo para ser preparada, com todo o cuidado obtém-se uma carne bastante macia e com um sabor único.
-
Picanha de cordeiro: além de possuir uma pequena camada de gordura e não possuir ossos, pode ser preparada tanto em churrascos como em grelhas.
Tenha as ferramentas necessárias para preparar o churrasco de carneiro
Ter os acessórios corretos é fundamental para fazer um churrasco de carneiro incomparável.
Com facas da CIMO, por exemplo, você consegue realizar cortes com a precisão necessária em regiões específicas do carneiro. Assim, pode-se garantir que a carne asse do jeito desejado e, por meio disso, fornece maior sabor ao processo.
Além disso, é possível comprar facas com as características ideais e obter diversos outros acessórios necessários para a realização de churrascos únicos e com o destaque para os sabores desejados em nosso catálogo.
Não deixe de conferir também o CIMO Travel com Faca Cleaver, garfo, tábua de corte e bag de transporte.
Utilize marinadas e os condimentos corretos para o preparo
Marinar é um processo essencial para garantir que a carne tenha o seu gosto realçado com os temperos corretos. Por isso, uma recomendação interessante é com vinho branco, alho, hortelã, sal e pimenta-do-reino.
-
Realize colocando uma paleta de carneiro em uma assadeira;
-
Misture bem todos os ingredientes para os temperos envolverem completamente a peça de carne.
-
Deixe marinando por, no mínimo, 8 horas.
Por conta do tempo, muitas pessoas gostam de preparar a carne pela noite para que no outro dia tudo já esteja pronto para fazer o churrasco de carneiro.
Todos os ingredientes citados contém as propriedades de ressaltar o sabor único desse tipo de carne e, caso se deseje diminuir essa característica, você pode trocar o vinho por creme de leite ou iogurte.
Controle o calor para preparar o churrasco de carneiro
Saber controlar o calor é fundamental! Sem esse cuidado, você pode deixar a carne ressecada e, dessa forma, impedir que ela tenha o sabor suculento que se espera do churrasco de carneiro.
Para controlar o calor adequadamente, observe o nível do fogo de sua churrasqueira e esteja atento constantemente para virar a carne nos momentos corretos.
O tempo de cozimento varia conforme as características da peça escolhida, levando, em média, de 2 a 3 horas para assar bem o cordeiro.
Acompanhamentos e harmonizações para churrasco de cordeiro
Para garantir uma mesa completa, veja os principais acompanhamentos para um churrasco de cordeiro:
-
Batatas;
-
Molho de alecrim, salsinha e hortelã;
-
Vagem caramelizada;
-
Mostarda com mel;
-
Legumes e vegetais;
-
Vinagrete;
-
purê de mandioca.
Quais bebidas escolher para o churrasco de carneiro?
Quando se trata das bebidas que mais combinam com o carneiro, um destaque vai para os vinhos. Assim, é possível consumir uma carne de extrema qualidade e se refrescar com uma bebida de mesmo nível.
Para os que desejam auxiliar na digestão, recomendam-se os refrescos feitos com frutas cítricas, como a caipirinha. Por fim, temos também as sodas italianas e as limonadas, sendo essas opções direcionadas para aqueles que gostam de drinques, mas não consomem álcool.
Um churrasco de carneiro pode ser uma ótima opção para surpreender os degustadores que desejam uma carne de excelência. Acompanhado com as técnicas e acompanhamentos corretos, é possível proporcionar um momento extremamente interessante e saboroso.
Agora você sabe tudo para realizar um ótimo churrasco de carneiro! Caso esteja interessado em aprimorar suas técnicas de churrasco, continue navegando pelo blog da CIMO! Aproveite para conferir as principais facas para usar no churrasco.