Para quem realmente aprecia saborear e experimentar diversos tipos de carnes, o churrasco é assunto sério! Vai muito além de simplesmente preparar uma boa carne. A forma do corte e, principalmente, os utensílios utilizados contam muito.

Conservar os equipamentos para churrasco, sobretudo as facas, é fundamental para que você esteja sempre preparado para reunir os amigos e familiares para confraternizações aos finais de semana, e para manter as facas sempre afiadas as chairas são uma ótima opção.

De modo geral, todas as facas utilizadas na cozinha precisam de cuidados constantes para manter a eficiência dos seus cortes. Por isso, trazemos, no post de hoje, um passo a passo prático de como afiar facas com as chairas!

Quais são os tipos chairas?

Antes se seguir para o passo a passo, é importante conhecer os modelos de chaira e definir qual o melhor para você. Existem três tipos diferentes de chairas, são eles:

Chaira lisa

Para manipular carnes sem osso e outras atividades simples de cutelaria para a casa, a chaira lisa já é o suficiente para dar conta do trabalho.

 

pessosa

 

Chaira estriada

Para afiar as facas que usamos em casa, fazer churrasco e cortar carne com osso, a chaira estriada é a melhor opção. Esse modelo é repleto de estrias longitudinais por toda sua extensão, e nesse caso, a lâmina irá corresponder muito bem ao seu intuito.

chaira

 

Chaira diamantada

Por fim, por ser mais robusto, o modelo diamantado costuma ser usado por profissionais, como açougueiros. O modo de usar é igual para os três modelos. Vamos te explicar como na sequência!

Passo a passo de como afiar facas com chaira

Existem duas formas de amolar facas com as chairas. Por ser feito no ar, o primeiro deles é mais perigoso e, por isso, a indicação é que seja feito somente por profissionais com muita prática e familiaridade com a ferramenta. Então, vamos ensinar o segundo método para obter um bom resultado de forma prática e segura.

1. Apoie a chaira com a ponta para baixo

Para começar, segure a chaira pelo cabo e posicione-a em pé com a ponta apoiada em superfícies não escorregadias. Isso pode ser feito em cima de uma tábua de carne ou de um pano de prato, por exemplo.

2. Posicione a faca e comece a afiar

Após encontrar a superfície de apoio, encoste a lâmina na lateral da chaira e incline a faca até que o fio de corte encontre a superfície da chaira em um ângulo de mais ou menos 15 graus.

Depois disso, puxe lentamente a faca para baixo com movimentos leves e contínuos, como se você estivesse tirando lascas da chaira.

3. Repita o movimento dos dois lados

Faça o movimento indicado no passo anterior repetitivamente, dos dois lados da lâmina, cerca de 10 vezes em cada lado.

Lembre-se que para obter um bom resultado não é preciso usar força nem velocidade. Aqui, vale muito mais encontrar o ângulo certo. Em três passos você tem uma faca bem afiada e pronta para ser usada com qualidade por aproximadamente um mês.

Como saber se faca está afiada?

Existe uma técnica muito simples para testar se a amolação foi eficiente. Para checar o fio da lâmina, apoie a faca deitada em cima de um tomate e puxe para trás sem colocar força.

 

faca

 

Ao fazer isso, o esperado é que o próprio peso da faca corte o tomate, entrando cerca de 1 cm na fruta. Se isso acontecer, você fez um bom trabalho!

Quanto tempo dura uma chaira?

Enquanto a amolação de um faca tende a durar por cerca de 40 ou 50 usos, com cuidados básicos, uma chaira pode durar anos.

Para conservar a sua, evite deixá-la em contato com outros talheres, lave sempre com água, sabão com o lado macio da esponja.

Qual a melhor chaira para facas?

Para o uso cotidiano na cozinha e para cortes de carne e churrasco, o modelo de chaira mais indicado é o estriado.

No site da Cutelaria CIMO você encontra chairas estriadas e diamantadas em opções com cabo de madeira e plástico, onde alguns deles acompanham até bainha de proteção. Aproveite e confira!

Como prolongar a vida útil da minha faca?

Assim como as chairas, existem algumas atitudes que você pode tomar para conservar a sua faca. Como:

  • Lavar sempre com água e sabão;

  • Não deixar a faca escorrendo com a ponta para baixo;

  • Afiar sua faca constantemente para não perder o fio;

  • Evitar deixar a faca em contato com outros talheres, isso pode danificar o fio de corte;

  • Secar bem, e se possível guardar em uma bainha de para protegê-la.

Gostou do passo a passo de como afiar facas com chairas? Esperamos ter contribuído para manter o fio de corte das suas peças!

E se você está considerando o investimento em bainhas para conservar melhor o fio de corte da lâmina, aproveite e confira nosso post bainhas de faca: conheça 7 modelos e saiba como escolher!

Até a próxima!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti