Os amantes da pescaria já sabem: o processo de pescar começa muito antes de fisgar os peixes, antes mesmo até de chegar no lago ou mar. Ele começa, na verdade, com a preparação dos diversos itens de pescaria que são indispensáveis de levar.

Pouco importa se você é do tipo da pescaria para iniciante ou se já é experiente, já que não há escapatória: é natural do ser humano esquecer uma coisa ou outra – mas isso pode afetar o seu desempenho na pesca significativamente. Afinal, o que é um pescador se não aquela figura bem preparada, pronta para qualquer situação?

Hoje, a Cutelaria Cimo vai te ajudar a nunca mais sair de casa para capturar peixes sem levar todos os equipamentos de pesca para enfrentar essa aventura. Confira as nossas recomendações e listas do que carregar até a pescaria!

O que se deve levar em uma pescaria? Confira a lista!

Os itens de pescaria costumam variar de acordo com o pescador, como também com suas preferências, localização, modalidade e até o tipo de peixe que vai ser pescado. Contudo, existem alguns aspectos em comum que valem a pena serem destacados:

1. Maleta e equipamentos de pesca

A maleta é essencial para carregar a vara, as iscas, o molinete e todo o material necessário para a pescaria. Uma boa dica é manter a maleta sempre cheia, repondo os itens usados ou perdidos. Certos acessórios não são obrigatórios, como o passaguá, mas são recomendados. Eles te auxiliam a tirar o peixe da água e depois remover o anzol do pescado, processos que podem ser complicados sem a ajuda dos instrumentos corretos. Confira a lista:

  • Vara;
  • Molinete;
  • Carretilha;
  • Linha;
  • Anzol;
  • Snap;
  • Passaguá

E claro, um canivete bem afiado pode te ajudar em diversas etapas e preparo do material de pesca.

2. Cadeira ou banco

A cadeira ou um banco é uma ótima opção para quem pretende passar o dia pescando, garantindo conforto, segurança e ergonomia durante o processo. Mesmo que você acredite que não a usará, recomendamos que leve uma cadeira mesmo assim. O espírito de comunidade deve prevalecer entre os pescadores, e alguém sempre apreciará a cadeira ou a banqueta no final do dia. Há opções dobráveis feitas de material resistente à água, então levá-las é prático e livre de preocupações com ferrugem e desgaste.

3. Boia de pesca

Seja para fazer essa prática em lagos, lagoas ou até mesmo da pescaria de praia, um dos equipamentos de pesca que fazem uma grande diferença é a boia própria para colocar na linha da vara. Esse item ajuda tanto a saber onde está a linha e, consequentemente, o anzol, quanto também auxilia a manter a vara na profundidade certa. Existem, inclusive, modelos feitos para serem usados a noite, garantindo que conseguirão ser vistos pelos pescadores.

4. Alicate e faca para pesca

Outros itens de pescaria que fazem a diferença no dia a dia de pesca são os alicates, que ajudam na hora de lidar com o anzol, trocar as linhas, tirar o que ficou preso no peixe e outras situações que podem acabar precisando. Além disso, quando vamos limpar o peixe que pescamos, ou até mesmo preparar ele para o consumo logo depois, uma boa faca de pescaria se torna um item essencial de ter consigo.

5. Caixa térmica e gelo

Uma caixa térmica e gelo são itens que fazem a diferença na hora da conserva dos peixes que foram pescados, podendo ficar mais tempo nesse momento bacana de pescaria por muito mais tempo. Por isso, não se engane, mesmo que sua intenção seja fazer um fogo primitivo e consumir os peixes que foram recolhidos, você ainda vai precisar os manter em boas condições enquanto termina a pescaria.

6. Itens de cuidado pessoal

Sem seu chapéu de pesca da sorte, muitos pescadores nem saem de casa. Mas ousamos dizer que as outras vestimentas são tão importantes quanto – só o chapéu não vai te proteger contra uma possível queimadura solar, hipotermia ou febre. Para evitar essas sérias consequências, invista numa boa camisa de pesca, com tecido respirável e proteção contra raios UV. As opções de manga longa são as melhores, já que os braços costumam ficar muito expostos ao sol.

Outro investimento necessário são os óculos polarizados, que bloqueiam reflexos em superfícies planas como a água. Essas lentes diminuem o impacto da luz e permitem que você passe horas enxergando confortavelmente. Contudo, vale lembrar que, apesar de muito importantes, as vestimentas não substituem um bom protetor solar. Sem ele, os riscos de desenvolver um câncer de pele são altíssimos, considerando que a pesca exige prolongadas horas de exposição ao ar livre. Com isso, confira a listinha que fizemos:

  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Guarda-sol;
  • Óculos de sol
  • Roupas adequadas
  • Alimentos ou lanches;
  • Água potável.

Lembre-se que, se for somente uma pescaria esportiva ou de lazer, e até mesmo se for para consumo ao final, levar lanches ou comidas práticas é essencial para enfrentar as longas horas à frente. Grandes quantidades de água potável também são vitais: principalmente sob o sol, a desidratação deve ser tratada como algo sério. Um cantil ou uma garrafa térmica nunca devem sair do lado do pescador.

Essas foram nossas listinhas! Com as nossas recomendações em formato de listas de verificação, temos certeza de que será muito difícil esquecer quais itens de pescaria levar. Para aproveitar ainda mais esse esporte, aprenda agora a melhor maneira de fazer churrasco de peixe na brasa!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti