O facão é um tipo de faca capaz de exercer atividades mais robustas e de forma ágil, sendo ótimos na agricultura ou para quem gosta de se aventurar na natureza. Por isso, é o queridinho dos trilheiros, campistas e pescadores.

É fácil de utilizar e deve possuir um aço de boa qualidade para ser mais durável. Os tipos de facões variam quanto ao tamanho, a eficiência do corte e ao design estratégico, por isso é importante avaliar suas peculiaridades.

Hoje, no blog da CIMO, vamos detalhar os 5 principais tipos de facões e suas características mais marcantes. Assim, você pode escolher o modelo ideal e que mais combina com você!

1. Facão bushcraft

O modelo de facão bushcraft é ideal para quem gosta de se aventurar ao ar livre e estar em contato com a natureza, por proporcionar facilidade para cortar galhos, abrir caminho em trilhas ou podar árvores, sendo facões versáteis e resistentes.

Como esse equipamento está atrelado a cenários de sobrevivência, possui características específicas, como uma lâmina de alta qualidade para garantir a duração e a resistência que a situação exige. Além disso, é interessante que o cabo seja confortável para permitir uma ergonomia segura e de fácil execução, sendo de madeira na maioria dos casos.

Esse tipo de facão é muito utilizado pelos adeptos do bushcraft que precisam permanecer na natureza, sendo um objeto fundamental da aventura.

2. Facão agro

O facão agro, também conhecido como facão para mato, é extremamente versátil, sendo indicado para os mais variados usos, principalmente no ambiente rural.

Compreende uma lâmina mais alongada que proporciona podar o mato alto e cortar arbustos, além de ter um design praticamente reto por toda a sua extensão, com exceção de uma pequena curvatura próxima à ponta.

Outro ponto importante é que o cabo pode ser tanto de madeira quanto de alumínio, que se adequa a diferentes situações, seja para a pesca ou para a caça. O facão agro também pode ser útil para jardinagem e outras funções domésticas.

3. Facão rambo

Como o próprio nome sugere, esse modelo foi inspirado pelo filme Rambo, onde o ator Sylvester Stallone a utiliza. É um objeto de desejo para muitos amantes da cutelaria, pois, além do seu design ser atrelado a um guerreiro, possui durabilidade e resistência para ser utilizado com diversas utilidades.

Normalmente, o modelo é utilizado em campings, atividades de caça ou pesca e até para o corte de carnes. O cabo do facão rambo é geralmente revestido com uma tira de couro para facilitar e garantir a segurança durante o manuseio. Também pode conter um furo no pomo para colocar uma corda com o intuito de pendurar o utensílio.

4. Facão kukri

O facão Kukri é originário do povo nepalês, utilizado oficialmente pelo seu Exército, os Gurkhas. É um modelo robusto, firme e forte e sua característica mais marcante é ter a lâmina curvada na extremidade para garantir maior precisão do seu corte.

Além disso, é um facão para quem tem em vista explorar a natureza e praticar o sobrevivencialismo, por conta da sua confiabilidade e resistência, sendo indicado para trilhas, campings e pescas. O seu cabo pode ser tanto de madeira quanto de aço inoxidável e alguns modelos possuem a guarda para maior segurança das mãos que manejam o instrumento.

5. Facão borboleta

O modelo foi criado para ser utilizado em combate. O diferencial do facão borboleta é possuir dois cabos no sentido anti-horário que formam o cabo completo quando se unem e se conectam na base.

Outro ponto é que as suas lâminas dobram e permitem a abertura de maneira prática, sendo leves e práticas de carregar, além de possuírem diversos designs. Foi projetada para ser utilizada com a agilidade e a habilidade que as artes marciais exigem.

Sua estrutura, em geral, é toda feita de aço inoxidável, mas existem variações que possuem cabos emborrachados para facilitar o manuseio, então, vão depender do domínio individual do portador desse facão.

Saiba o que todo o facão tem que ter!

Os facões são robustos e garantem a durabilidade necessária nas atividades a serem realizadas. Suas funções vão desde cortar madeira até fazer trilhas e caças. Possuem um comprimento de lâmina maior do que facas e canivetes, o que lhe atribui características únicas para a sua utilização. Além disso, são potentes e se atrelam em questões de aventuras e sobrevivência, por isso, priorizam a resistência ao invés da precisão do corte.

Os cabos dos facões podem ser de madeira, alumínio ou de aço e alguns modelos possuem guarda para aumentar a seguridade na utilização. Outro ponto é que alguns vêm acompanhado da bainha para ser mantido adequadamente, mantendo a sua boa eficiência por mais tempo.

E então, gostou de saber mais sobre os tipos de facões que separamos para você? Aproveite para conferir o top 5 facões da Cutelaria CIMO!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti