Os tipos de machados se diferenciam pela precisão, peso, design e aplicação. É uma ferramenta que pode ser usada por diversos profissionais como lenhadores, jardineiros, bombeiros e em atividades bushcraft como instrumento de corte de madeira em florestas, abertura de portas e paredes.

Por isso, se você quer saber os detalhes que podem variar de modelo para modelo, o ideal é conhecer os machados! Pensando nisso, a CIMO elaborou um guia sobre o material, indo dos estilos às funcionalidades. Confira!

Quais são os principais tipos de machado?

Feito especialmente para cortar superfícies densas e grossas, como madeira, os machados são alternativas úteis para quem trabalha frequentemente com o material e busca por praticidade no dia a dia. No entanto, escolher o produto correto requer conhecimento sobre quais são e os melhores para usar.

Confira quais são os principais tipos de machados:

1. Machado grande

Os machados grandes são próprios para cortar madeiras grandes e duras, frequentemente vistas em florestas ou áreas de campo. É conhecido como “machado lenhador” porque tem um cabo longo, mais pesado e o corte da lâmina auxilia a quebrar todos os tipos de madeiras. Dentre as suas características se destacam:

  • Alta resistência;

  • É mais pesado;

  • Feito com um acabamento específico que o permite ficar fixo no lugar, seguro;

  • Lâmina feita de aço.

Para manter as lâminas bem afiadas, é necessário o uso de uma pedra de afiação. Não é recomendado usar lixas, pois estas não mantêm uma boa granulação e não entregam um desbaste perfeito.

Se você trabalha com áreas de florestas, onde se exige ter um material próprio ao corte, o ideal é ter este tipo de ferramentas em mãos para qualquer tipo de trabalho. Há menos desgaste físico, corta-se mais e consegue-se coletar uma boa quantia de madeira para reservar e usá-la como desejar.

2. Machado médio

No machado médio, o cabo é mais curto quando comparado ao grande. Seu tamanho e design permite ter leveza nos movimentos, proporcionando mais precisão e flexibilidade, permitindo assim aos profissionais poderem realizar trabalhos de salvamentos em áreas complexas e de difícil acesso. É importante saber que os machados medianos não são tão afiados quanto os modelos grandes.

O uso da ferramenta é indicado aos profissionais que precisam resgatar pessoas, como os bombeiros, tanto em locais domiciliares onde as portas estejam trancadas, quanto em áreas florestais de difícil acesso.

3. Machado pequenos e machadinhas

Os modelos menores de machado são mais práticos para usar, por serem segurados com uma única mão. São leves e indicados para quem gosta de aventureiras como trilhas e acampamentos. É fácil mantê-lo guardado, não ocupa espaço, não pesa na mochila e você o leva a qualquer local que desejar.

Além disso, é uma ferramenta que também pode ser utilizada na jardinagem para remoção de raízes e cortes de galhos mais grossos. A posse de uma machadinha facilita o seu passeio e o torna mais prático e seguro.

4. Machado bushcraft e camping

A CIMO possui modelos de machados bushcraft e voltados ao camping elaborados para facilitar todos os tipos de corte. As peças são leves, resistentes, robustas e práticas de usar. São ferramentas confeccionadas em aço carbono e perfil full tang.

Para proteger o produto contra ranhuras ou quedas, os machados CIMO acompanham bainha em couro legítimo, elaborado com costuras reforçadas e fechamento por botão de pressão. Dessa forma, suas aventuras se tornam mais práticas, eficientes e organizadas com um produto de qualidade, duradouro que entrega tudo o que você precisa.

Qual a diferença entre o machado e o martelo?

O machado foi feito para cortar diferentes objetos e o martelo empurra pregos para dentro de superfícies ao golpeá-los diversas vezes. São bem parecidos devido ao cabo e a cabeça, embora o primeiro tenha a lâmina própria para realizar cortes precisos.

Além disso, você não precisa afiar o seu martelo para pregar o que for necessário, uma vez que a cabeça é achatada e não tem a finalidade de cortar. Na parte de trás da ferramenta, é comum encontrar bifurcações, as quais auxiliam para remover pregos em superfícies.

Quais as partes de um machado?

O machado é composto por cabo, pescoço e o fio da lâmina. O cabo é a base para segurar a ferramenta, que pode ser feita de madeira ou do mesmo material da lâmina. Já o pescoço é a parte que não é afiada, sendo a lâmina responsável pelos cortes. É importante sempre manter o fio da lâmina afiado para manter a eficiência da ferramenta.

E aí, gostou de conhecer os tipos de machado? Certamente esse guia poderá te ajudar na hora de escolher a opção certa para o seu trabalho ou para ter uma aventura radical em meio à natureza. Continue acompanhando o blog da CIMO para mais conteúdos! Por aqui, você encontra tudo sobre cutelaria, bushcraft e culinária!

Sobre o autor

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti

Junior Dorigatti é engenheiro, diretor industrial e sócio responsável pelo desenvolvimento de produtos na Cutelaria CIMO

Especializado em design de produto, o autor trabalha a mais de 20 anos com cutelaria, desenvolvendo mais de 100 projetos de produtos e aplicações no ramo. Entre os seus conhecimentos, a ampla experiência em cutelaria é o destaque - desde detalhes técnicos que vão do tratamento térmico ao design das lâminas.

O autor também conhece as etapas de fabricação de canivetes e facas, desenvolve temas sobre como escolher e identificar o uso correto das lâminas de facas e canivetes, além de fomentar novas tecnologias e inovações da cutelaria.

Para amadurecer o setor de cutelaria nacional, está disposto a fornecer ótimas informações sobre as mais diversas áreas do tema que vão do uso às diferenças dos produtos.

Junior Dorigatti